webcard_HOTMIL-01
maio

Aceleradora HotMilk: oportunidade de desenvolvimento para startups

A Aceleradora HotMilk nasceu com o objetivo de se tornar um grande programa para startups, aproveitando o ecossistema da PUCPR para gerar conexões. Este programa foi criado a partir da ideia de que é possível fazer a diferença para os empreendedores, ajudá-los a alavancar seus negócios e colocá-los em contato com uma rede de pessoas que acreditam e querem ajudar.

E por que HOTMILK? Conforme Leonardo Tostes, coordenador do projeto, o nome tem relação com o bom e velho “leite quente” curitibano e também é uma analogia com a figura da vaca, que cuida de um bezerro recém-nascido e que precisa de ajuda para crescer. O programa é aberto à comunidade da PUCPR e também a startups e empreendedores de Curitiba e região. Atualmente a Aceleradora está com as inscrições abertas para o Design Shop (saiba mais), que tem como alguns dos objetivos capacitar os estudantes e jovens empreendedores em conceitos e ferramentas de inovação e empreendedorismo, assim como tirar a ideia do papel e levá-la para o mercado.

Tostes esclarece que a iniciativa conta com dois programas, um de pré-aceleração e outro de aceleração. “A pré-aceleração tem como objetivo transformar boas ideias em negócios com potencial. O programa de aceleração, por outro lado, objetiva dar conhecimento, conexão e alavancagem para startups que já tenham algum nível de tração no mercado”, diz.

Cases de sucesso

Alfa Valuation – É uma startup que quer popularizar a cultura do valuation e ajudar empresários entenderem quanto valem suas empresas e o quão importante isso é para suas decisões estratégicas. Eles desenvolveram uma plataforma online que permite aos empresários fazerem o valuation das suas empresas a um preço consideravelmente menor do que o praticado no mercado.

Clinit – Esta startup irá  ajudar pessoas sem plano de saúde privado a conseguir uma consulta médica de qualidade, sem depender do serviço público e sem esperar demais pelo atendimento. A solução se encontra entre o SUS e o plano de saúde. Assim, o médico oferece uma consulta particular um pouco mais barata e o paciente pode agendar e parcelar o pagamento.

Design Shop

O Design Shop, primeira etapa do hiPUC, programa de inovação em saúde realizado pela PUCPR, teve as inscrições prorrogadas até 05 de junho. Com algumas mudanças no cronograma, o evento, que estava previsto para iniciar em 28 de maio, começará em 10 de junho e terminará no dia 30/06. Entre os objetivos desta etapa, que não tem custo para os participantes, está a capacitação de alunos e jovens empreendedores em conceitos e ferramentas de inovação e empreendedorismo, assim como tirar a ideia do papel e levá-la para o mercado.

Na primeira fase do evento, as equipes serão inseridas no contexto da saúde no Brasil, técnicas de pesquisa e irão aprender sobre design thinking. Após esta etapa, os participantes terão como objetivo definir o projeto a ser desenvolvido, sendo uma proposta de intervenção no contexto, criação de hipóteses sobre oportunidades e comportamentos, além de gerar protótipos de baixa fidelidade. As equipes irão aperfeiçoar os protótipos criados e vivenciar a fase de generalização do negócio, aprendendo sobre o business model canvas, mapa de interessados e apresentando o produto ou serviço para investidores potenciais.

Ao final do programa, 5 pessoas do Design Shop serão convidadas a participar do hiPUC Bootcamp como ouvintes, sem custos, além de que uma equipe poderá receber suporte da HOTMILK, aceleradora da PUCPR, para o desenvolvimento do projeto como negócio. Os interessados em participar do Design Shop devem se inscrever pelo site http://br.hipuc.com/design-shop/ até 05/06. O resultado do processo de seleção será divulgado no site do programa, em 07/06.

Para mais informações sobre o hiPUC, acesse www.hipuc.com.