maio

Respeite a geração que faz o que ama

Se a gente falar de foodtruck de waffles, banda no estilo blues e papelaria para casamento você consegue fazer algum link? Integrar alguma destas atividades? Ficou difícil imaginar? Então é hora de expandir seus horizontes, pois a inquietude profissional parece ser uma marca dessa nova geração que está no mercado de trabalho. Na contramão dos pais, que fizeram longas carreiras em uma mesma empresa, os filhos se mostram mais dispostos a arriscar e investir nos seus dons, transformando aptidões em negócios de sucesso.

É o caso de Aline Mota, formada em Design Gráfico pela PUCPR em 2010 e uma mulher de múltiplos talentos artísticos e empreendedores: é vocalista da banda Milk’n Blues, possui uma empresa de materiais gráficos para eventos, a In Love, e também gerencia o foodtruck de sobremesas NY Waffles. Tá bom ou quer mais?

Ela diz que a veia artística e criativa veio da mãe e o empreendedorismo do pai, que passou por muita dificuldade na vida, mas sempre com algo “na manga”. “Para completar, meu noivo é tão empreendedor quanto eu e tenho incentivo da minha família em tudo que faço, apesar de às vezes eles ficarem um pouco receosos quanto às minhas investidas”, diverte-se. Sobre a tendência das novas gerações de procurar investir cada vez mais naquilo que se ama, Aline diz que “tudo que é genuíno gera mais interesse para a nossa geração. Por isso existe essa busca por saber o que realmente gostamos, ou pra que de fato viemos ao mundo, para gerar o que. Por ver que na verdade é isso que importa, sermos reais”.

Daniella Forster, coordenadora do PUC Talentos, lembra que a nova geração considera sucesso desempenhar atividades relevantes, que tragam resultado financeiro compatível à dedicação dispensada, além de garantia de uma boa qualidade de vida, que inclui tempo de lazer, convivência social e bem-estar. E o que é sucesso para você, Aline? “Eu defino o sucesso profissional como a busca de entender o ser humano. É disso que a gente precisa para de fato criar coisas relevantes para o mundo. Entender as necessidades e angústias das pessoas e contribuir para a resolução disso”.

Design

“O curso de Design da PUCPR mudou minha vida. Foi a melhor coisa que fiz, sem dúvida. Estagiei no estúdio do professor Carlos Romanielo e lá meu diretor de arte era outro professor, o Claudio Theiele. Eles têm parte significante na minha formação”, lembra. Recentemente, com a ideia de explorar o poder emotivo do design, ela criou a In Love, especializada em papelaria personalizada para casamentos.

Em 2010, Aline conquistou o terceiro lugar na categoria voz no festival Revele seu Talento da PUCPR. Com a Milk’n Blues, ela lançou um CD autoral no final de 2015. Os planos são fazer muitos shows divulgando o CD e participar de alguns festivais de música fora do país.

Gastronomia

A NY Waffles surgiu da paixão da Aline e do seu noivo Vicente pela cidade de Nova Iorque. Ela explica: “Voltamos de viagem com a ideia de realizar uma releitura desse doce e chegamos ao fim desse trabalho com a criação da NY Waflles. Desenvolvemos a massa e os recheios com muito afeto. Essa receita é a celebração do nosso amor”.